A anilha é utilizada para controle e identificação das aves, que contém dados como número da ave e ano de seu nascimento, número do criador, a sigla do clube do qual o criador é filiado e sigla da FOB.
Para participar de campeonatos, a ave necessariamente precisa ser anilhada e com anilha oficial da FOB. O criador deve se associar previamente a um clube de criadores de aves filiado à FOB, somente dessa forma consegue-se anilha dessa entidade. A calopsita pode participar do campeonato até dois anos posteriores ao ano de seu nascimento, daí a importância da anilha.
A anilha deve ser colocada no filhote por volta dos 8 a 10 dias de vida. Quando a ave é muito nova, a anilha fica grande e acaba caindo...se passar do prazo para anilhar, não será mais possível por a anilha. Por essa razão, a partir de aproximadamente o 7º dia de vida , tente colocar a anilha no filhote diariamente, até que a mesma não saia mais do pé..
Caso ocorra alguma incompatibilidade da ave com a anilha, a mesma somente pode ser retirada com o uso de um alicate próprio. Portanto, é importante que o criador que anilha suas aves tenha um alicate para poder retirar a anilha em caso de necessidade.
Se a finalidade da anilha for apenas para controle do plantel (quantidade de aves, identificação dos filhotes e respectivos pais, ano de nascimento, etc.), o criador tem a opção de usar anilha aberta, que pode ser colocada na ave em fase de sua idade.
Imagem obtida da Anilhas Capri
Ainda é possível anilhar a calopsita (assim como outras aves) com anilha aberta, isto é, pode ser colocada em qualquer fase de vida e não obrigatoriamente enquanto filhote. Após ser colocada, é necessário usar um alicate para ajustar a anilha ao pé.
1 comentário
Preciso de ajuda... Minha calopsita chegou dia 15/04/17... Sempre deu o pézinho... Mas, em maio descobri q ela estava com peito seco, qdo voou e se machucou.. Levei ao veterinário... Precisou de sutura, pois o peitinho, não fechava... Depois disso... Lolinha sai da gaiola, fica um pouco na mão... Mas não gosta muito de ficar com a gente... Parece não gostar de carinho... Fico perto dela o tempo todo,converso e deixo a gaiola aberta... Fica um pouco comigo, mas logo vooa p gaiola... Queria saber o q fazer, p poder fazer um carinho na cabeça... Mas ela não aceita bica doido... Fica brava, faz barulho de gato bravo... Kkk Alguém, pode dizer o q estou fazendo de errado?!
Obrigada, Cristina
Postar um comentário